História Ruth Barroso Teixeira
Profª. Ruth Barroso Teixeira nasceu em Porto Ferreira, aos 18 de Junho de 1922. Filha do Sr. Adílio Barroso e da Sra.Leonídia Zadra Barroso, viveu sua primeira infância na fazenda Rio Corrente, onde sua mãe se dedicava à profissão de professora.
Mudou-se para a cidade de Dois Córregos, onde com apenas 6 anos de idade ingressou no Grupo Escolar daquele município. Em 1929 voltou a residir em Porto Ferreira, formando-se professora no ano de 1942 na Escola Normal de Pirassununga, hoje Escola Estadual Pirassununga. Em 1975 tornou-se licenciada em Pedagogia, através de Faculdade Moura Lacerda, instalada no município de Ribeirão Preto.
Em 1943, no dia 19 de junho, casou-se com o Sr.Alzemiro Teixeira, conhecido carinhosamente como Mirinho,com quem teve quatro filhos: Marcos Antonio,professor catedrático em Ciências Matemáticas da UNICAMP; Carlos Alberto, Farmacêutico universitário em ex-prefeito de Porto Ferreira;Paulo César,professor de Educação Física; José Ricardo, Médico Otorrinolaringologista.
Sua carreira profissional teve inicio no Grupo Escolar Prof. José Gonso, hoje Escolar Municipal de Ensino Fundamental, onde trabalhou durante 5 anos, ministrando aulas para o pré-primário. Removeu-se então para o Grupo Escolar Sud Mennucci, hoje também denominado Escola Municipal de Ensino Fundamental.
A senhora Ruth Barroso Teixeira, desde criança, sempre se sentiu atraída pelos esportes e afirma sentir-se realizada, pois sempre buscou conciliar o ensino didático com a prática esportiva de seus alunos, sendo por essas ações, muito considerada por aqueles que tiveram a oportunidade de freqüentar os bancos escolares das turmas de 1ª a 4ª série para as quais ela ministrava suas aulas, sempre se esforçando na busca da melhorias do ministrava suas aulas, sempre se esforçando na busca da melhoria do ensino e do convívio com os seus alunos, realizando vários eventos relacionados a campeonatos de futebol de salão, de voleibol,de apresentação de ginástico rítmica,etc.
Foi ainda, voluntária, durante 20 anos, participando dos grupos de catequese para a 1ª comunhão e como ministra da igreja católica, junto a Paróquia de São Sebastião, sempre colaborando na organização das missas, das celebrações liturgias, das festas religiosas.
Conviveu com seu marido, Sr Mirinho, durante 50anos, período este de extrema felicidade conjugal e, por isso, considerada sua morte como motiva para sua maior tristeza. Porém, essa tristeza torna-se compensada pela sua família, com a presença de seus filhos, noras,netos e bisnetos que diariamente demonstram o respeito e o amor que cultivam, tornando sua vida mais alegre e motivada para continuar sua caminhada neste mundo.
Decreto de criação n°10-22/01/2007
Portaria de funcionamento n°65-12/03/10